Página inicial » Nossa História

Síntese Histórica – 70 Anos.

01.05.1939 * 01.05.2009.

Corria a década de 30.

Movida pelo grande amor de Deus, a PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE NITERÓI, sob a presidência do saudoso Pastor Manoel Avelino de Souza, que sentia em seu coração o desejo de plantar uma Igreja em cada bairro, atuou conjuntamente no estabelecimento de um PONTO DE PREGAÇÃO na residência do irmão José Ferreira da Silva e Adelaide  Teixeira da Silva, pais das nossas irmãs, Arlete Ferreira da Silva Couto, Maria José da Silva Pereira e Martha Ferreira da Cunha, situada na Rua São Januário nº 478, sendo transferida depois para a residência do irmão Jorge Ferreira da Silva, na Travessa “G”, onde foi organizada como CONGREGAÇÃO. Crescia o número de pessoas que aceitavam a Cristo, havendo a necessidade de buscar outro local.

Mudando-se para a Travessa do Ribeiro nº 68, foi organizada em IGREJA. Mais tarde, transferindo-se para a Alameda São Boaventura 937, onde está estabelecida até hoje.

Somos agradecidos por aqueles valorosos irmãos do passado que procuraram cumprir a ordem de JESUS CRISTO, de “Ide e Pregai”.

Um novo dia. Era 01 de Maio de 1939. Nascia uma nova Agência do Senhor, a IGREJA BATISTA DO FONSECA.

Brilha um novo Castiçal no coração deste bairro, para dizer a todos que “CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA”.

Por recomendação de um Concílio de Pastores e Igrejas Batistas, convocado pela PIB de Niterói, era então organizada com 49 (quarenta e nove) membros a IGREJA BATISTA DO FONSECA, em solenidade sob a direção do querido Pastor Manoel Avelino de Souza.

Em 16 de Maio de 1939, era Consagrado e Empossado no pastorado desta Igreja o Pastor ISMAIL DA SILVA GONÇALVES, o qual esteve à frente da mesma até o dia 12 de Julho de 1943, quando partiu para a presença do Senhor.

Em 21 de Julho, assumiu interinamente a direção da Igreja, o Pastor Manoel Avelino de Souza, assim permanecendo até o dia em que deu posse ao novo Pastor.

Em 20 de Agosto de 1943, assumiu o pastorado o Pastor OSMAR SOARES. Em sua gestão foi construído este magnífico Templo. A igreja desejava que o pastor lhe desse tempo integral. Este consagrado obreiro pastoreou esta Igreja até o dia 02 de Setembro de 1962. Ao deixar o pastorado desta Igreja, assim se expressou o Pastor Osmar Soares: “que todo seu esforço de trabalho, da glória e influência que a Igreja tem
no Estado do Rio de Jane iro e no Brasil toda glória e honra sejam dadas a Cristo.” Posteriormente, o Pastor Osmar Soares organizou e pastoreou a IGREJA BATISTA 22 DE NOVEMBRO, construindo também aquele templo.

Com o objetivo de conduzir a Igreja até a chegada do novo pastor titular, assumiu, interinamente a sua direção o Pastor JOSÉ JOAQUIM DA SILVEIRA, que também era membro da Igreja e veterano obreiro que serviu ao Campo Batista Fluminense. Permaneceu na direção da Igreja no período de 09 de Setembro a 23 de Novembro de 1962, quando pediu exoneração.

Em seguida, em 25 de Novembro, a Igreja decidiu convidar o Pastor WALDIR ROCHA, que naquela ocasião pastoreava a Igreja Batista Betel de Niterói, para nos ajudar, o qual aqui permaneceu até à data da posse ao Pastor seguinte.

Em 10 de Dezembro de 1962 foi dada posse ao Pastor SAMUEL FIGUEIREDO CHAGAS, o qual foi exonerado em 01 de Novembro de 1964. Neste período a Igreja muito sofreu com o movimento denominado “RENOVAÇÃO ESPIRITUAL”, surgido por volta de 1958, que tinha, em princípio, o propósito de buscar uma maior pureza na vida dos crentes e um maior fervor espiritual. O dito movimento conquistou a simpatia
de vários líderes da denominação, mas sendo depois descoberto que no mesmo permeavam doutrinas de cunho pentecostal que estavam em desacordo com o que as Igrejas Batistas ensinavam.

Precisávamos do auxílio do Senhor para que pudéssemos vencer aquele momento. Tivemos que nos ausentar deste Templo, transferindo-nos para um outro imóvel, situado na Rua Alzira Vargas nº 72, onde residiam os queridos irmãos Herval Passos Brasiliense e sua esposa a Hermínia Figueiredo Brasiliense, onde foi instalado um salão para a realização dos cultos.

Em face da vacância do cargo, convidamos o Pastor AGEU DE OLIVEIRA PINTO para nos ajudar. Ele prontamente aceitou o desafio, tendo pastoreado a Igreja no período de 1º de Novembro de 1964 até 03 de Dezembro de 1966. Somos gratos à Igreja Batista em Porto da Madama por nos ter ajudado naquele momento, cedendo-nos, interinamente, o seu Pastor. O grupo que estava reduzido a aproximadamente 56 (cinqüenta e seis) membros já havia crescido bastante, sendo reconhecidos por um Concílio como os membros legítimos da IGREJA BATISTA DO FONSECA. Desta cisma surgiu a Igreja Batista do Calvário, e nós retornamos a este Templo, jubilosos e agradecidos a Deus.

Em 03 de Dezembro de 1966, em Culto Solene , sob a direção do Pastor Ageu de Oliveira Pinto, então pastor interino, tomou posse o querido Pastor ISAÍAS MOREIRA DE FRIAS no pastorado desta Igreja. Em sua gestão foi construído o Edifício de Educação Religiosa, que tem o seu nome. Também foram organizadas: Igreja Batista em Tribobó City e Igreja Batista de Vila Ipiranga, esta, resultado de um mutirão missionário. Por iniciativa pessoal e estando com a sua saúde abalada, o Pastor Isaias Moreira de Frias declarou encerradas suas atividades nesta Igreja como o seu Pastor Titular, no dia  24 de Agosto de 1991. Mesmo assim, isto é, já com a saúde abalada, o Pastor ISAÍAS MOREIRA DE FRIAS ainda aceitou assumir o pastorado da Igreja Batista em Vila Ipiranga , também neste bairro, ali permanecendo por mais um considerável tempo.
Somos gratos a Deus pela vida deste valoroso servo, cuja vida e cujo trabalho deixaram marcas que o tempo jamais irá apagar.

Em 24 de Agosto de 1991 tomou posse o Pastor DINÉ RENÉ LÓTA. Em sua gestão a Igreja adquiriu um apartamento para servir de residência pastoral. O Pastor Diné RenéLóta trabalhou conosco até o dia 11 de fevereiro de 2007, quando declarou encerrado o seu pastorado. Hoje, ele pastoreia uma Igreja no CANADÁ.

No exercício das atividades desta Igreja, desde 1939, foram organizadas 4 (quatro) Igrejas, a saber: PIB de Caramujo, Igreja Batista do Bairro em Santa Bárbara(Na liderança do Pr. Isaías), Igreja Batista em Tribobó City (Na liderança do Pr. Isaías) e Igreja Batista de Vila Ipiranga (Na liderança do Pr. Diné), no Fonseca. Hoje temos uma CONGREGAÇÃO na localidade de Campo Novo, no Bairro de Maria Paula, cujo dirigente é o Pastor Paulo José Silva Marques.

Por decisão da Igreja, tomada em Assembléia Geral Extraordinária realizada em evereiro de 2007, foi instalado o processo de sucessão pastoral, tendo sido, para tanto, eleita uma Comissão para cuidar do assunto; estamos aguardando a resposta de um convite feito. Hoje, a Igreja, sob a liderança do nosso querido diácono José Lara Siqueira Filho, aguarda a manifestação da vontade do Senhor.

Agradecemos a DEUS pelos 70 ANOS de existência desta Igreja, que hoje comemoramos. Tivemos muitas lutas, mas também grandes vitórias, podendo dizer que “ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR”.

Louvado seja o SENHOR NOSSO DEUS que está nos céus e vive eternamente.

Amém.


Recomende

Compartilhe esta página com seus amigos

Compartilhar

Ou então recomende por email

Indique a um amigo
Todos os direitos reservados © a Igreja Batista do Fonseca www.ibfonseca.org.br
faleconosco@ibfonseca.org.br
Alameda São Boaventura, 937 - Fonseca - Niterói - RJ
Tel.: 0xx-21-2625-1484 / 0xx-21-2627-2577